Time que disputará as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016
Competição: Entre os dias 9 e 11 de março, no Canal Itaipu, acontece o Campeonato Panamericano de Canoagem Slalom - será uma seletiva do continente americano para os Jogos Olímpicos de Londres. Em Foz, serão definidas as quatro últimas vagas disponíveis para o continente americano. A expectativa é de uma disputa acirrada, principalmente entre atletas do Canadá, Estados Unidos, Argentina e Brasil.
A binacional será responsável por prover a estrutura física para os treinos, previstos para o primeiro trimestre de 2012. No total, são 16 jovens (sendo 12 do sexo masculino), com idades de 12 a 23 anos, já selecionados para compor a seleção brasileira. “Em 2008, desfizemos a seleção e passamos a investir na formação. Agora, já temos uma base pronta para essa nova etapa”, afirmou o superintendente da CBCA, Argos Rodrigues.
O apoio aos atletas inclui moradia, médico, fisioterapeuta e escola. “Eles vão morar em Foz até 2016 ou até que o canal do Rio de Janeiro fique pronto para as Olimpíadas”, completou Argos. Dois dos atletas, ambos com 12 anos, irão se preparar também para o Campeonato Mundial Júnior, que será realizado no Canal Itaipu em 2015.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, “a Canoagem Slalom é uma das modalidades que mais crescem na Canoagem Brasileira e serve de modelo de crescimento para qualquer esporte que vise uma medalha olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Nosso planejamento busca o crescimento da base da modalidade e seu conseqüente crescimento técnico do alto rendimento visando à medalha olímpica a médio e longo prazo”, comentou.
O que é Canoagem Slalom
A competição da Canoagem Slalom consiste na navegação em um trecho de corredeiras de aproximadamente
As categorias existentes são: K1M, K1F, C1M, C1F e C2M. As letras K se referem aos caiaques (do inglês Kayak) e C dizem respeito às canoas (do inglês, Canoe). Existem várias diferenças no desenho destas embarcações, porém os caiaques caracterizam pelo atleta remar sentado e o remo possuir duas pás enquanto que na canoa o atleta rema ajoelhado e o remo possui apenas uma pá.
O primeiro campeonato mundial de Slalom sobre a supervisão da FIC (Federação Internacional de Canoagem) foi realizado em Genebra, Suiça em 1949. Esta modalidade teve sua primeira participação em jogos olímpicos em 1972 em Munique. Porém , após Munique, a modalidade ficou de fora dos Jogos Olímpicos até o ano de 1992, quando então se consolidou nos Jogos Olímpicos de Barcelona e permanecerá firme, belo e forte ainda por muitos anos.
A Canoagem Slalom, na modalidade K1 masculino, conseguiu a terceira média de audiência na mídia dos Jogos Olímpicos de Sydney e Atenas, perdendo apenas para os 100 metros rasos no atletismo e na natação. Esse feito histórico não apenas consagrou como modalidade olímpica, como também serviu para demonstrar o grande apreço dos europeus, norte-americanos e asiáticos para com a Canoagem Slalom.
Barcos como Carga
Desembaraços aduaneiros, tanto na entrada como na saída, é um processo muito longo e burocrático no Brasil. Por isso, para facilitar este processo, a organização disponibiliza uma companhia experiente em negócios de eventos internacionais, a JAPAN Soluções Aduaneiras. Qualquer equipe que deseja utilizar este serviço, deve contatar Emerson Carlos Zanini, e-mail emerson@japandespachos.com MSN japandesp_emerson@htomail.com Skype emersonzanini telefone +55 45 3523 7545 // +55 45 3523 6035 // fax +55 45 3523 9073 // www.japandespachos.com
Desembaraços aduaneiros, tanto na entrada como na saída, é um processo muito longo e burocrático no Brasil. Por isso, para facilitar este processo, a organização disponibiliza uma companhia experiente em negócios de eventos internacionais, a JAPAN Soluções Aduaneiras. Qualquer equipe que deseja utilizar este serviço, deve contatar Emerson Carlos Zanini, e-mail emerson@japandespachos.com MSN japandesp_emerson@htomail.com Skype emersonzanini telefone +55 45 3523 7545 // +55 45 3523 6035 // fax +55 45 3523 9073 // www.japandespachos.com
Barcos como Bagagem
As companhias aéreas brasileiras têm obedecido as mesmas regras que dificultam o transporte de caiaques e canoas como bagagem acompanhada em todo o mundo. O importante é assegurar com a companhia aérea de seu país, no momento da aquisição das passagens, que os barcos chegarão até o aeroporto de Foz do Iguaçu ou então até o aeroporto de São Paulo (GRU).
As companhias aéreas brasileiras têm obedecido as mesmas regras que dificultam o transporte de caiaques e canoas como bagagem acompanhada em todo o mundo. O importante é assegurar com a companhia aérea de seu país, no momento da aquisição das passagens, que os barcos chegarão até o aeroporto de Foz do Iguaçu ou então até o aeroporto de São Paulo (GRU).
Neste último caso o ideal é que as equipes tenham um transporte alternativo, caso as companhias brasileiras se recusem a levar os barcos até Foz do Iguaçu. O Comitê Organizador poderá auxiliar nesse tema, desde que a Equipe solicite isso com antecedência mínima de 20 dias e se responsabilize pelos custos de ida e volta do caminhão.
Chegando em Foz do Iguaçu o Comitê Organizador poderá levar os barcos, sem custo, até o Canal Itaipu, desde que solicitado com bastante antecedência.
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